Qual a Diferença entre Arquiteto e Decorador

Qual a Diferença entre Arquiteto e Decorador

Qual a Diferença entre Arquiteto e Decorador

No ramo da construção e composição dos ambientes de um imóvel se torna comum as pessoas confundirem algumas funções que, tecnicamente, tendem a ser bem diferentes entre si. Entre essas funções confundidas destacam-se a de arquiteto e decorador, que em algum ponto acabam se complementando visando a entrega do imóvel da maneira como o cliente sempre sonhou. Ou seja. São funções que permitem tornar os projetos e planos de uma obra em uma realidade que possa atender as necessidades das pessoas.

Entender a diferença entre arquiteto e decorador permite que as pessoas economizem o seu dinheiro e evitam os erros de contratações que podem prejudicar a elaboração de projetos e principalmente, o desenvolvimento de uma obra. Esses profissionais passam a exercer funções diferentes, mas que juntas podem proporcionar maior satisfação dos clientes justamente por terem a possibilidade de oferecer soluções distintas para obras.  Confira abaixo mais detalhes relevantes sobre a diferença entre arquiteto e decorador.

diferenca entre arquiteto decorador designer

diferenca entre arquiteto decorador designer

Ao iniciar uma obra (seja construção ou reforma) é imprescindível que a pessoa tenha o auxílio de profissionais específicos para tirar o projeto do papel. Basicamente, uma obra pode ser composta por fases, onde a primeira pode exigir o encontro com um arquiteto em busca de começar a elaboração do projeto de obra, definindo as suas necessidades, desejos e o que a obra precisa priorizar. Nessa primeira fase o arquiteto acaba servindo como responsável pela criação e concepção dos projetos, podendo manipular espaços.

Depois disso, pode-se iniciar os planejamentos da obra, permitindo que a mesma possa ser iniciada com eficiência e promova o resultado que o arquiteto em conjunto de seus clientes planejaram. A função desse profissional se torna imprescindível para se obter o resultado positivo sobre a obra e sendo inclusive insubstituível devido a sua capacidade de manipular diferentes situações e funções. Assim, pode finalizar a obra com eficiência para que o profissional decorador ou o design de interiores iniciem os seus trabalhos.

A função do Decorador em uma Obra

Antes de começar a entender quais são as funções do decorador seria fundamental que aprenda que existe uma grande diferença entre esse profissional e o que é formado em designer de interiores. Tecnicamente o decorador tem como função tornar os inúmeros ambientes de uma casa, escritório ou outros mais interessantes e apresentáveis, tendo a possibilidade de escolher móveis e artigos decorativos que se complementam e criam um estilo agradável ao local que atenda as necessidades, desejos e gostos dos clientes.

Enquanto isso, o designer de interiores seria o profissional com formação acadêmica ao qual o permite exercer funções básicas de decoração. Contudo, a função principal que o profissional desempenha seria o trabalho em relação a flexibilidade dos ambientes com a intenção de torná-los mais agradável. Ou seja. Esse profissional acaba reestruturando a dinâmica dos ambientes, para que assim os mesmos possam cumprir papéis diversos e preparados para receber o trabalho do decorador com a maior qualidade e eficiência.

diferenca entre arquiteto decorador designer

diferenca entre arquiteto decorador designer

Com isso, pode começar a entender que o decorador seria um profissional responsável pela parte final de uma obra, quando a sua estruturação encontra-se finalizada. Assim é possível dizer que a diferença entre arquiteto e decorador encontra-se principalmente nas funções que cada um desempenha e inclusive na fase da obra que cada um começa a agir. Enquanto um inicia o seu trabalho ainda na fase de elaboração de algum projeto, o outro passa a executar a sua função apenas quando os imóveis se encontram prontos.

Nesse sentido, para que consiga elaborar o imóvel dos seus sonhos seria interessante as contratações de ambos os profissionais, podendo contar com especialistas para funções diversas que podem trabalhar em harmonia para compor ambientes prazerosos e que é capaz de atender as suas necessidades. Aliás, pode inclusive contratar arquitetos com a capacitação complementar de decorador, unindo o útil ao agradável e permitindo uma grande economia. Encontre um profissional que seja de sua confiança e inicie sua obra.

 

Gostou do resultado da matéria sobre diferença entre arquiteto e decorador? que tal transformar sua casa ou apartamento em ambientes agraveis para se viver bons momentos!!!!

Conheça mais sobre o Arquiteto Caio Pelisson. SOBRE

Entre em contato com o Arquiteto Caio Pelisson e saiba mais sobre  diferença entre arquiteto e decorador.

Atendemos em todo Brasil tambem pelo Whatsapp (19) 981337909


Postar seus pensamentos