Ao comprar uma casa nova, ou no andamento de um projeto de arquitetura, a parte dos fundos muitas vezes fica esquecida. E é exatamente nela que habita a área de lazer gourmet.
Saiba que é possível tornar agradável e interessante aquele cantinho dos fundos, que por vezes, acaba sendo pouco notado.
O espaço gourmet consiste em um ambiente aberto onde a cozinha interage com a área de refeições e também com as áreas de lazer.
No projeto de interiores para esse ambiente, algumas características surgem com a intenção de integrar os espaços e dar funcionalidade a cada um deles.
A área de lazer gourmet tem se tornado o lugar mais visitado da casa.
Mas para uma reunião aconchegante com os amigos, um bom churrasco e até mesmo, um banho relaxante proporcionado por uma piscina, é fundamental projetar um espaço agradável e funcional.
Aprenda agora mesmo como integrar os ambientes e fazer de sua casa um ponto de encontro atrativo e elegante.
Aspecto importante para começar sua área de lazer gourmet:
Primeiro não coloque a churrasqueira próxima a área gelada. Deixe seu freezer e geladeira no lado oposto da churrasqueira. Portanto esse afastamento pode ocorrer através do uso de uma bancada de tijolos, por exemplo.
Falando em churrasqueira, você pode optar por uma de alvenaria, caso o estilo do seu espaço seja mais rústico.
Se seu estilo for mais moderno, a churrasqueira em inox é uma excelente escolha!
Temos ainda no mercado, churrasqueiras revestidas com porcelanato ou pastilhas, contudo leve em consideração o calor!
A pia deve ficar próxima a área fria, isso te auxiliará no manuseio dos alimentos.
O importante é não transmitir o calor produzido para a área refrigerada.
Procure um bom profissional para realizar seu projeto!
Você pode utilizar um cooktop a fim de facilitar a locomoção da comida entre os espaços. Esse é outro aspecto relevante para a integração da área como um todo.
A bancada favorece a área de lazer gourmet em dezenas de situações, talvez a mais incisiva delas, esteja no ganho do espaço de transição.
É possível utilizar uma ilha, com banquetas envolvendo um dos lados, ou até mesmo, os dois.
Seu cantinho do lazer ainda pode contar com peças de mobiliário externo, como sofás confortáveis, mesas e bancos de madeira, e plantas para que assim refresque o ambiente.
Um bom projeto para esse espaço favorece o ambiente conforme a iluminação.
Em princípio a ideia é criar um local agradável com boa iluminação natural durante o dia e a noite ter a sensação de um ambiente cênico, com pendentes e spots de led.
Você pode usar ornamentos que estejam conectados de conformidade com a estrutura da área externa, como plantas em pilares e nichos.
Um bom arquiteto pode te orientar quanto ao uso de quadros e demais objetos decorativos.
Antes de tudo o ideal é seguir um estilo próprio, ao mesmo tempo é possível mesclar sem exageros!
É fácil encontrar projetos estilizados e atraentes como esses das imagens, em Condomínios de Alto Padrão em diversas cidades do País.
Os Condomínios Bosque do Horto em Jundiaí e Marambaia em Vinhedo, são exemplos de residenciais em São Paulo que praticam esse tipo de decoração em suas construções.