Quando falamos em história da arte falamos da história de todo o produto ou atividade realizado pelo Homem com fins estéticos. Dessa forma o ser humano pretende expressar suas ideias e sentimentos, mas também expressar a forma como eles olham o mundo.
Ao longo do tempo a arte foi evoluindo, e por isso as artes visuais foram sendo classificadas de maneiras distintas.
Durante o século XX foi estabelecida uma lista com nove principais artes:
O design e as artes gráficas também podem ser incluídas quando se sobrepõem artes plásticas e visuais.
As diferentes épocas tiveram diferenças bastante acentuadas na história da arte. Aqui veremos em detalhe todas elas.
Na pré-história são considerados objetos de arte os primeiros artefactos tangíveis. No Paleolítico começam surgindo pinturas nas paredes das cavernas, às quais chamamos de pinturas rupestres. Surgem também instrumentos em pedra, madeira e osso.
No neolítico surge o artesanato, e foi uma época de mudança profunda para o ser humano. É nessa altura que os Homens se sedentarizam e desenvolvem a religião. O artesanato ficou marcado pela cerâmica cardial. Começaram usando materiais novos, como o quartzo, o jaspe e o âmbar.
Foi na Idade dos Metais, último período da pré-história, que se iniciou a produção, transformação e trabalho com cobre, ferro e bronze.
A cerâmica tinha decorações geométricas e ornamentos metálicos.
A arte da antiguidade é conhecida como arte antiga. Esta designa todas as criações artística do primeiro período depois da invenção da escrita.
Foi nessa altura que surgiram as primeiras grandes civilizações. Com elas se desenvolvem grandes cidades ao longo das margens do rio Nilo, Eufrates, Tigre, Amarelo e Indo.
Na região entre os rios Eufrates e Tigre surge a arte mesopotâmica. A arquitetura se caracterizou pelo uso de lintéis e tijolo. Introduziram também elementos como a abóboda e o arco.
Mas foi com a civilização egípcia que sugiram as grandes obras de arte complexas e elaboradas. Foi aqui que ocorreu a especialização profissional do artista.
A arquitetura de caracterizava pela sua imensa monumentalidade, com blocos de pedras gigantes, colunas sólidas e lintéis.
Os monumentos funerários foram os mais notáveis, entre os quais se destacam as mastabas, as pirâmides, e os hipogeus.
Na idade média surge a arte medieval. É uma derivação da arte romana. Surgem formas mais esquemáticas e simplificadas. O tipo basílica se destacou na arquitetura da arte medieval.
Surgiu também a arte bizantina, a qual inclui suas influências gregas e orientais. Os mosaicos marcaram essa arte.
Já a arte românica seguiu a influência dos povos bárbaros que iam conquistando. A arquitetura ficou marcada pelo uso de arcos e abóbodas.
Com o arco ogival e o arcobotante da arte gótica, as formas ficaram mais leves e dinâmicas, além de permitir a construção de edifícios mais altos.
A idade moderna se inicia no Renascimento. Enquanto antes a religião era o tema fulcral da concepção artística, agora o homem e o universo estava em enfoque.
A arte era baseada na arte clássica greco-romana, mas sem deixar de lado a observação científica da natureza.
No período barroco surgem obras de arte grandiloquentes e suntuosas. Foi seguido pelo estilo Rococó, o qual tem formas mais elegantes e leves.
Depois surgem o romantismo e o neoclassicismo, movimentos que dominaram até ao século XIX.
A arte contemporânea foi influenciada pelo fim do absolutismo e a instauração da república e governos democráticos.
Se multiplicaram correntes artísticas nessa altura. No final do século XIX surgiram uma série de movimentos, como o realismo, o simbolismo, o impressionismo e o pós-impressionismo.
O século XX foi marcado pelo contínuo surgimento de movimentos artísticos, e hoje podemos afirmar que a arte é fluída, onde vários estilos convivem e se influenciam mutuamente.