Para saber o que é preciso observar antes de construir em condomínios A construção de um imóvel exige inúmeros aspectos a serem considerados e atendidos, principalmente aqueles que são de caráter legal. Sei que as pessoas que têm o sonho de ter uma casa própria já não veem a hora de ver seu desejo se realizar. Porém, é necessário o cumprimento de algumas etapas antes do início da construção.
Pensando nisso, separei algumas informações sobre o que é preciso observar antes de construir em condomínios:
Quando você compra um terreno, deve observar atentamente as exigências das normas e posturas do Departamento de Urbanismo da Prefeitura da sua cidade.
Caso a compra ocorra em um condomínio fechado, é necessário observar a minuta da Convenção do Condomínio e prestar atenção a cada uma das exigências.
Em cada condomínio existem regras específicas para construir e o arquiteto da obra deverá estudar fielmente as regras para que não faça o projeto fora das normas estabelecidas pelo condomínio. Essa padronização das edificações é o que faz com que o condomínio seja viável e atrativo.
Então não ache que isso seja um obstáculo para a sua construção. Afinal utilizando a criatividade poderei construir a casa do seu jeito, mas sempre dentro das normas, é claro.
Em todos os condomínios existe uma relação de recuos e de limites para uma construção. Ou seja, são determinadas dimensões frontais, laterais e de fundo nas quais deverão ser respeitadas para que o projeto seja aprovado.
Fique tranquilo que você não perderá espaço. Esses limites são os que garantem privacidade e conforto para a sua casa. Do contrário, a janela da vizinha seria a mesma que a sua.
Um dos fatores a serem observados também, é a altura que será construída a residência. No regulamento interno possui uma altura limite para a construção. Dentro dessa altura, uso a criatividade para fazer um projeto arquitetônico que valorize seu imóvel e que fique esteticamente agradável.
Como toda obra gera impactos ao meio ambiente, é necessário gerenciar os armazenamentos de materiais, a limpeza da obra, localização e uso das caçambas, além do uso das calçadas. Tudo deverá ser muito bem gerenciado de acordo com as regras do condomínio.
Esse é um fator de extrema importância também, afinal as instalações de água, de esgoto e de eletricidade devem ser verificadas antes mesmo de a obra começar.
Devem ser identificados os padrões de ligação, a localização das faixas de ligação e suas dimensões.
Tudo isso, identificado anteriormente e durante a construção, fará com que todas as instalações sejam efetuadas de maneira correta.
Com um bom arquiteto, sua residência terá um bom projeto e uma ótima construção!